segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mentes Renovadas

Uma das grandes dificuldades dos jovens cristãos de hoje é a questão mental, quero dizer, no que pensar. Somos criados em uma sociedade que induz o jovem a pensar apenas no seu bem estar futuro. O mundo prega que só seremos felizes se tivermos determinadas coisas, mas não é isso que a Palavra de Deus diz. Em Marcos 8:34-37, Jesus nos ensina que devemos carregar a nossa cruz e que de nada vale ganhar o mundo e perder nossa alma, pois o que daríamos pelo resgate de nossa alma.
Em Colossenses 3, Paulo nos diz: "Portanto, se já ressucitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória...."
Paulo diz em buscar e pensar nas coisas que são de cima, ou seja, buscar e pensar nas coisas que vêm de Deus, e não nas coisas terrenas, pois se morremos para nós mesmos e Cristo é a nossa vida e se Cristo é a nossa vida devemos viver a vida que Ele quer que vivamos, e não a vida que desejamos como humanos. Mas como vamos saber qual é a vida que Ele quer que vivamos? Lendo a Palavra Dele e orando. Deus pode falar conosco de diversas maneiras, mas só podemos falar com Ele através da oração.
Em I Timóteo 6, Paulo exorta a Timóteo depois de lhes dizer para se afastar do amor ao dinheiro que siga a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência e a mansidão.
Essa é a vida que Deus quer que vivamos, seguindo a Sua justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência e a mansidão.
No capítulo 5:12-15 de I Timóteo diz: "Ninguém te despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá, não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.".
Paulo diz a Timóteo, um jovem, que ele fosse o exemplo dos fiéis em tudo. Paulo ainda manda Timóteo persistir em ler, exortar e ensinar a Palavra de Deus, meditar na Palavra e ocupar-se nela, pois assim ele seria o exemplo dos fiéis.
O interessante é que Paulo, diz para Timóteo ser exemplo para os cristãos e não para os descrentes. Um jovem, ser exemplo dentro da igreja. Será que vemos, ou vivemos isso? Pois é temos que passar a buscar isso. Temos que meditarmos e ocuparmos nossa mente Palavra de Deus. Mas no que pensar? Paulo diz em Filipenses 4:6-8: "Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
O que Paulo está dizendo é para pensarmos em Deus, pensarmos naquilo que não faça mal ao nosso próximo, que seja verdadeiro. Lembra? Meditarmos na Palavra de Deus, e ocuparmo-nos Nele. pois só assim seremos exemplos para crentes e descrentes.

Que vivamos isso...

Um comentário:

  1. Bom, pelo título do blog já é algo que infelizmente acontece. Quanta gente não se contamina por aí? Seja por mídia e principalmente por influências de pessoas maléficas. Bom, eu só vou comentar sobre o começo do post, pois ali é que eu mais bem me encaixo.

    "Somos criados em uma sociedade que induz o jovem a pensar apenas no seu bem estar futuro. O mundo prega que só seremos felizes se tivermos determinadas coisas"

    Cara, eu sou assim. Eu não sei porque mais eu acho que só vou encontrar a felicidade quando conseguir realizar meus sonhos. Até lá seria apenas um cara infeliz ou fingindo ser feliz. Mas eu sei que a verdadeira felicidade não é essa, mas parece que há algum tipo de bloqueio que não me deixa sentir isso. Talvez eu esteja esperando alguma coisa aparacer, ou talvez seja eu que não estou fazendo nada, ou deixando de fazer alguma coisa( orar por exemplo). Mas ainda há tempo de mudar.

    Aliás, legal o texto, apesar de eu não ser muito bom pra entender. Mais ainda acho um edital mais difícil. Quando vi o blog pensei que seria de poemas( uma boa para me plagiar, XD).
    Abraços e feliz 2009! :)

    ResponderExcluir