quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Humildade

Creio que o Senhor tem falado comigo sobre humildade, obediência e sobre unidade, coisas tão importantes, mas que estão sendo negligenciadas pela sociedade atual. O que vemos hoje em dia está totalmente oposto àquilo que Deus quer para as nossas vidas. Em nossos dias os filhos desobedecem aos pais, os homens se amam mais do que tudo, são avarentos e maus, mas tudo isso a bíblia já nos dizia que iria acontecer.
E é por isso que a Palavra vive nos exortando para que a pratiquemos, para que deixemos em Jesus os nossos anseios, para que amemos, para que sejamos humildes e sinceros.

Hoje quero falar sobre a humildade e obediência e não vejo exemplo melhor que o que Jesus nos deu. Em Filipenses (1:27 – 2:9) nos diz assim: “Portai-vos como cidadãos, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes Nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu. Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros como superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,..."

1º Só há humildade quando há obediência.
“E, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

Reparem que Jesus achado na forma de homem, se humilhou tornando-se obediente.
A humildade traz em si a obediência.

2º A humildade é uma decisão e não uma conseqüência
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

Jesus não teve como usurpação o ser igual a Deus, antes se esvaziou, e depois achado na forma de homem se humilhou. Isso não foi uma conseqüência, foram atitudes (esvaziar-se e humilhar-se), foi a decisão de ser humilde.
3ª Deus honra a obediência e a humildade (Provérbios 15:33 e Provérbios 22:4)
”Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai."

Se quiserem um exemplo Adão desobedeceu e foi expulso do Éden, e disse Deus a Adão antes de expulsa-lo: “Maldita é a terra por tua causa”(Gênesis 3:17), pois Adão tinha amado a Eva mais do que a Deus a ponto de desobedecer a Deus.
E em Abraão, por obedecer ao chamado do Senhor, são benditas todas as famílias da terra, por meio de Jesus Cristo, o filho de Deus, que foi exemplo de obediência e humildade.

A humildade é uma grande arma com que podemos vencer o maligno. Fica bem claro quando observamos a vida de Jesus.
Já a soberba é uma grande arma com o qual podemos nos derrotar a nós mesmos, e fazer com que Deus resista a nós, pois a Palavra nos diz: ”Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Então é isso aí. Ore e peça a Deus ajuda para se tornar humilde, porém busque isso através de suas atitudes: Obedeça, evite se engrandecer, sempre veja o seu próximo como superior a você, pois quando nós vermos nossos próximos maiores do que nós não iremos nos exaltar, por isso Paulo diz: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros como superiores a si mesmo.”


LEIA A BÌBLIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário